Fusão Nuclear: O maior Reator do Mundo pesa 2600tons e está no Japão
- caldeirariausinage
- 5 de set.
- 1 min de leitura
Atualizado: 14 de out.

O maior reator de fusão nuclear do mundo, o JT-60SA, foi ligado no Japão em 2023. A iniciativa é do país em parceria com a União Europeia, com objetivo de estabelecer a técnica como futura fonte de energia sustentável e limpa.
O JT-60SA tem cerca de 13,7 metros de largura e 15,4 metros de altura e pesa 2.600 toneladas, sendo o maior tokamak supercondutor operacional do mundo. Este dispositivo em forma de rosca possui um sistema de 18 bobinas supercondutoras que, juntas, pesam 370 toneladas.
Ele opera aquecendo hidrogênio a temperaturas de 200 milhões de graus Celsius para criar um plasma, que é então confinado por 100 segundos.
O reator conta com 18 bobinas supercondutoras de NbTi, resfriadas a 4 Kelvin (-269 °C) por hélio líquido.

O Reator JT-60SA é iniciativa colaborativa entre União Europeia e país do oriente com intenção de estabelecer a técnica como futura fonte de energia sustentável e limpa.
O equipamento está localizado na cidade de Naka, província de Ibarakina, no Japão.
A fusão nuclear é uma tecnologia em desenvolvimento que é apontada por alguns cientistas como uma possível resposta para as mudanças climáticas e as adaptações que o mundo precisará fazer para preservar o meio ambiente.
Diferente de fissão nuclear, técnica que é usada para gerar energia atualmente em reatores de usinas nucleares, a fusão não divide núcleos atômicos, mas funde.

Este desenvolvimento em parceria com a União Europeia, tem objetivo de estabelecer a técnica e definir processos para uma futura alternativa de fonte de energia sustentável e limpa.







Comentários